terça-feira, 2 de agosto de 2011

Unha encravada? Só se você quiser!

A onicocriptose, mais conhecida como unha encravada, é considerada o tratamento de maior incidência nos consultórios de podologia.

A unha encravada acontece por vários motivos. Abaixo vamos listar alguns e dar dicas de como evitar que isto aconteça com as suas unhas.

Existem pessoas que ao invés de procurar cuidados de um profissional para seus pés, preferem cortar suas próprias unhas. Se isso não for feito corretamente, a dor e o canto inflamado são os reflexos de unhas encravadas.

Os sapatos são um agravante para as unhas encravadas. O salto alto com bico fino é uma dupla perigosa. Para os modelos Peep Toe (sapatos abertos na frente), se o dedo maior não ficar completamente de fora na abertura pode causar este problema. Além disso, usar um sapato de número menor porque adorou o modelo e não tinha o número certo é risco na certa. Para os atletas que praticam corrida por exemplo, usar um tênis no mesmo número, ou num número menor pode trazer este prejuízo aos dedos.

Existe também a genética atuando nesta situação. Todos podem herdar o formato de unha dos seus pais e há casos de crianças que já tem o cantinho da unha inflamado, sendo que este quadro pode se repetir pela vida toda. Basta ter uma unha com laterais profundas para poder desenvolver uma unha encravada.

Cuidando dos seus pés:

- Procure referências de profissionais e deixe este trabalho para quem entende. Em último caso, corte as unhas retas, não curtas demais e se mesmo assim houver desconforto, faça um pequeno rolinho de algodão e com a ajuda de um palito de madeira, coloque este algodão por baixo da lateral da unha.

- Não insista naquele modelo de sapato que lhe machuca. Sapatos devem ser confortáveis desde o primeiro dia. Portanto, compre calçados ao final da tarde, quando os pés estão mais sensíveis e sinalizarão as áreas de maior desconforto. As vezes a dor não se manifesta na hora, mas à noite. Verifique qual modelo foi usado durante o dia e procure não usá-lo freqüentemente. Reveze os modelos durante a semana.

Os podólogos utilizam aparelhos que devolvem o conforto e a estética às unhas. São indolores e fazem milagres e podem ser usados até em casos de “perda” da unha.

Dicas para fazer em casa:

• Colocar rolinho de algodão nas laterais;

• Cortar as unhas em linha reta e não muito curtas;

• Hidratar toda noite com produtos nutritivos (oleosos). A pele ressecada ao redor das unhas acentua a sensação de desconforto;

• Lixar sobre a unha para que as laterais se “soltem” um pouco;

• Se estiver pisando “para dentro” (pé chato), use tênis ou sapatos que tenham um apoio maior no arco do pé (rasteiras e a maioria das sapatilhas não tem), evitando traumas no dedo maior;

• Afastar o dedo vizinho com um separador de silicone é uma medida preventiva;

• Se o dedo já estiver inflamado, escalda-pés com sal e vinagre alivia a dor e faz uma limpeza profunda no local, preparando-o para um curativo.

Procure regularmente os serviços de um podólogo. Cuidar dos pés não é apenas questão de estética. É acima de tudo, cuidar da sua saúde.


 
Por Giselda Braga, podóloga com 10 anos de experiência, atua no Lady&Lord Academia Swimex.
Telefone para contato: 41 3335-0145

<罄٢>

Nenhum comentário:

Postar um comentário