sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Venda de pacotes de tratamentos estéticos em sites de compras coletivas é proibido

A venda de pacotes de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional por meio de sites de compra coletiva foi proibida, de acordo com uma resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicada ontem no “Diário Oficial da União”. Entre os tipos mais comuns de tratamentos oferecidos pelos sites, estão a drenagem linfática, radiofrequência e aplicação de Manthus.

Segundo Roberto Cepeda, presidente do Coffito, a comercialização desses pacotes sem diagnóstico pode pôr em risco a saúde dos pacientes. “O profissional tem de fazer uma primeira avaliação e só depois indicar um procedimento. Com a venda pelos sites, isso é ignorado”, afirmou.

A fiscalização será realizada pelos conselhos regionais de fisioterapia e terapia ocupacional e por meio de denúncias. A punição para quem desrespeitar a resolução vai de advertência até a suspensão do exercício profissional.

O presidente do Coffito afirmou que não houve nenhum caso de morte ou problema de saúde grave por conta da venda indiscriminada desses serviços, mas que a ideia é “trabalhar preventivamente”.

Kyrlei Boff, presidente de rede Lady & Lord Cabeleireiros e da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), aplaude a medida. De acordo com Boff, o segmento trabalha com serviços e, por isso, ofertar um produto sem que seja realizado um estudo sobre as condições do cliente, constitui em “propaganda enganosa”. “Não posso apenas oferecer uma hidratação capilar, por exemplo, sem antes ver se quem está comprando o serviço precisa realmente de uma hidratação por um preço menor”, explica.


Fonte: Ana Ehlert - www.bemprana.com.br

Um comentário: